NOTÍCIAS

01.PNG

01 de Maio de 2020

Confira a "Live" sobre Alienação Parental do Idoso em Tempos de Pandemia

Claudia Barbedo debateu com o Prof. Rolf Madaleno, advogado e professor de direito de família e sucessões, sobre a importância de atentarmos para a Alienação Parental do Idoso em tempos de Pandemia, em uma "live" organizada pela Comissão de Proteção do Idoso do IBDFAM/RS.

Fonte: IBDFAM/RS

01.jpg

14 de Janeiro de 2020

Violência Contra os Idosos

As dezenas de registros de casos de agressão contra idosos já nos primeiros dias do ano de 2020 fez reacender o debate acerca da violência contra a pessoa idosa.

Fonte: Jornal do Comércio

old-man-1436941.jpg

02 de Outubro de 2019

Um lugar que será nosso

A edição de hoje do Jornal do Comércio, no Caderno Opinião, traz artigo da advogada Claudia Barbedo sobre os direitos dos idosos. Confira. 

Fonte: Jornal do Comércio

02.jpg

07 de Agosto de 2019

#animalnãoécoisa

Hoje, dia 07/08/2019, será votado no plenário do Senado Federal o PLC nº 27/2018, projeto de lei apelidado de #animalnãoécoisa, que passa a considerar nossos animais como sujeitos de direito. Atualmente, de acordo com o art. 82 do Código Civil, os animais são objetos (bens móveis).

Fonte: Senado Federal

gravidez

02 de Abril de 2019

Gêmeos idênticos são condenados a pagar pensão a criança após DNA apontar que os dois podem ser os pais

Decisão de juiz de Cachoeira Alta revela que homens culpam um ao outro e, como são univitelinos, não foi possível identificar quem é o pai por exames.

Fonte: Rodrigo Gonçalves, Portal de Notícia - G1 GO

03.jpg

16 de Agosto de 2014

O Resgate de Escutar a Sabedoria dos Anciões

A convivência entre gerações tanto pode ser benéfica como danosa. No que toca ao idoso, por conta da convivência benéfica, certo é que o acolhimento e o afago fortalecem as relações interpessoais; já a danosa, no sentido de que a falta de escuta o relega à classe dos excluídos.

Fonte: Artigo de Claudia Gay Barbedo, publicado na Zero Hora

Covid 19

20 de Abril de 2020

A (In)visibilidade dos Idosos em Tempos de COVID-19

A pandemia da Covid-19 trouxe de volta à pauta um dos assuntos mais delicados e importantes no Brasil e no mundo: a situação dos idosos. Em decorrência do isolamento social, estas pessoas, até então invisíveis à sociedade, passaram a ter visibilidade. Por estarem em situação de risco, a elas têm sido alcançadas, não só a proteção, bem como a inclusão familiar e comunitária. Mais: suas dignidades foram restabelecidas.

Fonte: Jornal do Comércio

de mãos dadas

31 de Dezembro de 2019

Casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma realidade

A advogada especialista em Direito de Família e Sucessões Claudia Barbedo acredita que o crescimento desse número está relacionado com a sociedade em si. "Sempre teve uma demanda reprimida, porque as pessoas não assumiam. E, hoje, essas pessoas se sentem mais à vontade."

Fonte: Jornal do Comércio

01.jpg

15 de Agosto de 2019

"Guarda" de Pets decidida na Vara de Família

Em 2016, nosso escritório conduziu o primeiro caso em que o TJRS se manifestou pela inclusão dos animais dentro da Vara de Família para regulamentar a visitação e o sustento dos pets. Deu tão certo que o assunto foi tema de reportagem da Zero Hora de hoje (15/08). 

Fonte: Zero Hora

Bloco de gelo Entrega

22 de Abril de 2019

O caso da criogenia: como interpretar a vontade post mortem?

Solucionar os conflitos envolvendo a vontade de pessoas que já faleceram é normalmente um desafio. A incerteza a respeito da possibilidade ou não de doação de órgãos, por exemplo, pode levar a questão para o Judiciário.

Fonte: João Paulo Capelotti - Revista Consultor Jurídico.

01.jpg

30 de Dezembro de 2018

Entenda os debates sobre a revogação da Lei de Alienação Parental

O relatório final da CPI dos "Maus-Tratos", conduzida pelo Senado Federal, está causando grande celeuma entre os operadores do direito de família, especialmente no que toca à proposta de revogação da Lei 12.318/2010.

Fonte: Fernando Salzer e Silva e Fabiano Rabaneda (Conjur).

Pai e filho no supermercado

18 de Janeiro de 2020

Guarda Compartilhada Ainda Gera Confusão

O caderno Vida (Zero Hora) publica matéria com o tema da guarda compartilhada. A lei traz mais flexibilidade para pais e filhos, mas ainda gera confusão. “A ideia é que pai e mãe tenham tempos iguais de convivência, sem ficarem reféns de horários pré-determinados".

Fonte: Zero Hora

Pai brincando com as filhas

24 de Dezembro de 2019

5 Anos da Lei da Guarda Compartilhada

A Lei da Guarda Compartilhada completou 5 anos e o Jornal do Comércio publicou matéria com a participação da advogada Natália Abrunhosa sobre o tema.

Fonte: Jornal do Comércio

01.jpg

08 de Agosto de 2019

O tempo que não volta

Em meio às comemorações do Dia dos Pais, o Jornal do Comércio publicou artigo de Claudia Barbedo sobre a importância da participação ativa dos pais na vida dos filhos. Veja o artigo na íntegra.

Fonte: Jornal do Comércio

Mulher no peitoril da janela

09 de Abril de 2019

R$ 50 mil: Justiça do DF condena pai a indenizar filha por abandono afetivo

A 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por maioria, negou o recurso do réu e manteve a sentença proferida em 1ª instância que o condenou ao pagamento de compensação por danos morais decorrentes do abandono afetivo da filha biológica.

Fonte: Gabriela Sales

02.jpg

26 de Julho de 2017

TJRS Reconhece Direito de Visitação dos Animais de Estimação 

O Escritório Claudia Barbedo Advogados atuou em caso com decisão inédita proferida pelo Judiciário do Rio Grande do Sul. Em acórdão unânime proferido pela 7ª Câmara Cível o Tribunal de Justiça do RS reconheceu a necessidade de regulamentação da convivência do ex-casal com os dois cães de estimação, após a ruptura da relação conjugal.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Caminhadas feliz

Lei que altera o ECA faz modificações com relação a viagem para menores de 16 anos

Foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira, 18/03, a Lei 13.812/2019, que institui a política nacional de busca de pessoas desaparecidas. A nova norma cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).

bandeira do arco-íris

STF julga ações sobre criminalização da homofobia

Ministros do Supremo devem votar nesta quinta-feira duas ações que questionam omissão do Congresso ao legislar sobre tornar crime a homofobia e a transfobia.

04.jpg

TJPE aprova provimento que possibilita o “Divórcio Impositivo"

Foi aprovado na Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, de forma unânime, o Provimento 06/2019, editado pela Corregedoria Geral da Justiça do TJPE, que possibilita o chamado “Divórcio Impositivo”, que pode ser feito em cartório de registro civil por apenas um dos cônjuges, independente da presença ou anuência do outro.